Tecnologias na Educação: O Uso de Dispositivos Móveis na Educação
Celular: Ana Cláudia
Muitos professores ainda vêem o uso do celular em sala de aula como um problema para a aprendizagem de seus alunos, já que seus alunos o usam geralmente para o lazer, acessando jogos online e as redes sociais. Mas atualmente a escola não pode ficar de fora desta realidade, pois o celular já se faz presente em nossa vida cotidiana e principalmente dos nossos alunos. Quando a aula é bem orientada não há distração por parte dos alunos, quando eles sabem o que precisam fazer, realizam de forma satisfatória as atividades propostas, uma vez que a utilização deste dispositivo móvel pode atrair a atenção dos alunos para as aulas. Para que as aulas tenham resultados é preciso fazer combinados com os alunos, explicando os objetivos das atividades, criando consciência dessa utilização.
Há diversas formas para que o celular seja utilizado em sala de aula como a calculadora nas matérias de exatas, câmera, gravadores de voz e filmadoras na produção dos conteúdos digitais, pesquisas em mapas por meio do Google Maps, onde os alunos podem buscar lugares para localização de países, estados e municípios, entre muitas outras possibilidades, tornando assim o aluno autor de sua aprendizagem, resultando assim uma aprendizagem significativa.
Reportagens sobre celular: Sandra Cristina
Cristiane Lahdo entrevista a Coordenadora Pedagógica Maria Rondes sobre a experiência de um professor de geografia na utilização do celular na sala de aula.
Link do vídeo no youtube:
Tablet: Silvia
O uso do Tablet na Educação Especial
Assim como em todas as áreas da Educação, os recursos tecnológicos enriquecem toda e qualquer metodologia. No que diz respeito a Educação Especial, esses recursos são ainda mais importantes.
Na Escola Iracema de Souza Mendonça, a sala de Recursos utiliza constantemente o Tablet durante as atividades com os alunos da Educação Especial.
Isso torna o ensino mais significativo e desafiador, pois os professores disponibilizam jogos pedagógicos de acordo com a especificidade de cada caso.
Os pais também contribuem e quando podem, fazem a aquisição desse recurso para que os filhos usem em casa.
Notebook: Maria Alice, Kelly e Luziety
O uso de Notebook ou LapTops em sala de aula ainda é uma realidade distante das escolas públicas municipais de Campo Grande/MS, porém, quando implantado é um recurso que transforma o processo educativo institucional, pois permite infinitas possibilidades de exploração de conteúdos.
Apesar de não haver notebooks individuais para os alunos, os professores acabam utilizando notebooks pessoais para auxiliar aulas expositivas, propor exercícios, interpretar textos, usar jogos educativos e explorar imagens, sons e animações. Outros recursos utilizados junto com o notebook são projetores de imagens, tvs e lousas digitais. Há também, em quase todas as escolas laboratórios de informática que possuem variados recursos tecnológicos à disposição da comunidade escolar.
Rede: Dambros e Edna
A internet chegou ao Brasil a partir de 1988 por incentivo das comunidades acadêmicas de São Paulo e Rio de Janeiro e no ano seguinte, foi criada pelo Ministério de Ciência e Tecnologia a Rede Nacional de Pesquisas para iniciar e coordenar a disponibilização de serviços de acesso à Internet no Brasil.
O Uso de redes atualmente na educação está em constante aprimoramento e aperfeiçoamento. Diversas tecnologias surgem constantemente que utilizam a tecnologia de redes, sejam redes de intranet (redes utilizadas internamente em locais e/ou repartições) ou redes de internet (pública ou privadas). O uso destas redes possibilita além do acesso e transmissão a construção colaborativa e disponibilização de documentos e arquivos simultaneamente.
Atualmente na Educação o uso de redes está diariamente sendo aprimorado, pois os alunos se comunicam e trocam informações através de ferramentas em rede (facebook, whatsapp, snapchat, twitter, entre outros…), mas por vezes sem realmente entender toda a rede em que estão envolvidos)
Como fazer funcionar?
Para funcionar estas tecnologias, além da disponibilização dos recursos necessários para a interatividade (celulares, tablets, notebooks, internet, intranet) necessita de uma capacitação e aprendizagem significativa dos professores como dos alunos para que saibam usar corretamente e entender as funções de cada um dos aplicativos e recursos disponíveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário